Segurança Pública

Embora vista como uma cidade tranquila e segura, a população de Cataguases começa a rever esse conceito. A Segurança Pública cada dia mais passa a ser considerada fundamental, sobretudo com o aumento das taxas de criminalidade, tráfico de drogas, roubos e assaltos, insegurança, degradação dos espaços públicos entre outros.

Sabe-se que a Segurança Pública é atribuição do Governo Estadual. Mas segundo a Constituição Federal, os municípios podem ter órgãos municipais com foco na segurança pública, que apoiem as polícias Militar e Civil, ou assuma a gestão ou apoie a Polícia Militar, no caso da segurança do Trânsito.

Seguranca

Em Cataguases, atualmente 59 policiais militares formam o corpo de segurança do município. No entanto, a maioria atua administrativamente. Considerando a escala de 12 horas trabalhadas por 36 não trabalhadas, provavelmente atuam por turno, no máximo, 12 policiais.

Em função do número reduzido de policiais, a cidade não conta com um Batalhão, sendo o atendimento à população precário, e algumas atividades extintas como o atendimento e combate à violência contra a mulher, patrulha escolar e policiamento de trânsito. Além disso, após às 18h, os boletins de ocorrência devem ser registrados em Leopoldina, cerca de 24 km de distância de Cataguases.

Para a Polícia Militar, hoje o tráfico de drogas é o maior problema ligado à segurança pública, atuando como propulsor de outros crimes.

Necessidades apontadas na pesquisa
  • Interferência política junto ao governo estadual na tentativa de melhorar o quantitativo de policiais e a qualidade da infraestrutura local.
  • Implantação da chamada Bike Patrulha, permitindo que policiais estejam mais perto dos cidadãos.
  • Dar preferência às políticas de Segurança Primária. A segurança dos cidadãos é sempre impactada positivamente quando há boas políticas de trabalho, educação e saúde.
  • Implantação e disseminação dos Conselhos Municipais de Segurança.

    Para acessar o material sobre Segurança Pública, clique aqui.

    E se quiser conhecer o material completo da Fundação Dom Cabral, acesse aqui.