Infraestrutura Urbana

A Infraestrutura Urbana foi apontada coletivamente como a principal lacuna do serviço público da cidade de Cataguases, gerando grandes insatisfações na população. Esta política engloba: saneamento básico (abastecimento de água e esgotamento sanitário); estrutura viária como calçamento, pavimentação, sinalização; iluminação pública; limpeza pública urbana e zoonoses (cuidado com animais e infestações), além do transporte público, já tratado anteriormente.

Em Cataguases, uma única secretaria acumula todas essas funções com escassez de verba. Desta forma, os investimentos e manutenções em ruas e calçadas não alcançam todos os bairros da cidade. Cataguases conta hoje com mais de 80 bairros e cinco distritos (Aracati, Cataguarino, Glória, Sereno e Vista Alegre) com 492 quilômetros quadrados.

Inundações, buracos, ondulações nas pistas, pedras soltas, ruas sujas são problemas comuns aqui na nossa cidade. Além disso, faltam fiscalização e pessoal para realização das tarefas.

O saneamento básico é o item mais polêmico. Em 2012, a prefeitura assinou um contrato para construção da rede de saneamento para tratamento de esgoto. A taxa é cobrada aos moradores há quatro anos, cujo serviço não é concluído, sem previsão de término. Além disso, o órgão responsável, quando realiza os serviços, não recompõe adequadamente a pavimentação, contribuindo para acidentes, carros quebrados e desconforto dos passageiros.

O trânsito é mais uma preocupação com engarrafamentos constantes em horários de pico. A sinalização é escassa, sem fiscalização e policiamento de trânsito. Para aliviar o trânsito no centro da cidade, uma das alternativas seria a conclusão de acesso à BR 116, pelo bairro Taquara Preta.

Ponte

Outra queixa popular, com implicações na segurança pública, é a iluminação pública, que passou ser de responsabilidade dos órgãos municipais em janeiro de 2015.

A limpeza pública também é questionada. Não há periodicidade definida para a coleta de lixo, serviços de poda e capina, o que para os moradores a ausência das manutenções de limpeza afetam a segurança e a saúde pública. Este item se agrava com animais soltos nas ruas, uma questão de infraestrutura urbana apontada nas entrevistas e verificada em visita de campo. Existe um grande contingente de cães e cavalos soltos, especialmente na periferia do município, e problemas com infestações de ratos. Esses animais se alimentam de lixo e podem gerar ou agravar problemas de saúde pública.

Necessidades apontadas na pesquisa
  • Plano de ação para limpeza dos bairros, correlacionando dias e horários para que todos as ruas e bairros sejam atendidos.
  • Estudo de viabilidade para avaliar a contratação de serviços de limpeza urbana.
  • Política preventiva para inundações.
  • Conclusão e implementação das redes de esgoto na cidade.
  • Reavaliar o Plano Municipal de Saneamento Básico e criar novas metas, visando garantir sua plena execução para um planejamento de curto, médio e longo prazo.
  • Conclusão de novo acesso à cidade de Cataguases (estrada da EMPA).
  • Redesenhar o escopo de atividade da Secretaria de Serviços urbano, otimizando sua atuação.
  • Garantir interface entre as secretarias de Educação, Assistência Social e Serviços Urbanos.

    Para acessar o material sobre Infraestrutura Urbana, clique aqui.

    E se quiser conhecer o material completo da Fundação Dom Cabral, acesse aqui.