Educação

A Educação é um direito de todos, fundamental para o desenvolvimento de cada ser humano, do exercício da cidadania e da qualificação para o trabalho. Por meio da Educação, é possível garantir o desenvolvimento social, econômico e cultural. Por isso, essa é uma das políticas públicas prioritárias desse diagnóstico.

Em Cataguases, a educação é um quesito relativamente bem avaliado pelos moradores. A cidade conta hoje com 25 escolas municipais, duas creches da prefeitura, outras duas creches que recebem repasse municipal pelo número de alunos, APAE, ensino médio de atribuição do governo Estadual, SENAI ligado à educação profissionalizante, uma escola técnica de enfermagem, o IF (Instituto Federal) em fase de implantação no município, quatro faculdades presenciais privadas com cursos técnicos em duas delas e um polo avançado da UFJF. Este ano teve início em Cataguases o Curso de Homeopatia na modalidade Extensão Universitária, na Escola Estadual Guido Marlière. A iniciativa faz parte do Projeto Escola Aberta que acontece em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV). Duas creches estão em construção, uma no bairro Pampulha e outra no Taquara Preta. O município conta, ainda, com outros programas e parcerias visando à melhoria educacional.

Educacao

No entanto, a qualidade do ensino público em Cataguases é questionada pelos moradores, que veem na falta de investimentos o maior empecilho para melhor formação dos alunos, o que se constata pela distorção entre idade e série. Durante o ensino médio, por exemplo, estudantes procuram cidades vizinhas em busca de melhor preparação para o ENEM e, assim, ingressar em universidades públicas. Já na Educação Infantil, o município ainda está abaixo das metas de acesso do Plano Nacional de Educação (PNE).

A falta de recursos para manutenções e reformas físicas também foi destacada pela população, que sente necessidade de cursos profissionalizantes, técnicos ou de nível superior gratuitos, mas que levem em conta os tipos de empregos oferecidos na cidade, além do SENAI, que já proporciona cursos de acordo com a necessidade local.

Necessidades apontadas na pesquisa
  • Melhoria do ensino fundamental, que apresenta sérias distorções com a relação à idade e à série.
  • Capacitação de professores com treinamentos específicos focados em como ensinar e agir dentro de sala de aula, recuperando a autoestima dos alunos e até mesmo dos professores. A qualidade do ensino não está relacionada à formação em nível superior dos professores.
  • Manutenção das vagas de ensino fundamental.
  • Ampliação de vagas no ensino infantil.
  • Investimentos em educação para jovens e adultos.
  • Oferta de cursos profissionalizantes gratuitos, de acordo com a necessidade do mercado local.
  • Criação de lei que regulamente o estágio supervisionado para que os futuros professores permaneçam em Cataguases, já que a cidade conta com cursos de Pedagogia.

    Para acessar o material sobre Educação, clique aqui.

    E se quiser conhecer o material completo da Fundação Dom Cabral, acesse aqui.