Assistência Social

A Assistência Social é definida como Política de Seguridade Social, ou seja, destinada ao atendimento das necessidades básicas dos indivíduos, tendo como objetivo garantir a proteção social à família, à infância, à promoção da integração ao mercado de trabalho, pagamentos de benefícios aos idosos e pessoas com deficiência, combate à pobreza entre outros.

Idoso

O Serviço de Assistência Social em Cataguases possui recursos considerados suficientes e com flexibilidade de gestão. Para parte dos entrevistados, a percepção sobre o serviço da Assistência Social no município é boa. Eles percebem os centros de referência (CRAS) abertos e conhecem algumas ações, principalmente em relação aos benefícios eventuais e entrega de cestas básicas. Entretanto, entre aqueles que conhecem o serviço da secretaria e não o consideram bom o suficiente, foi possível levantar algumas críticas mais severas.

Outros programas da Assistência Social do município estão ligados diretamente aos jovens como o programa Ser Jovem, que incentiva a convivência e maior vínculo do jovem com a própria comunidade e com a família, por meio da arte, e o programa Adolescente Cidadão, que procura oferecer vagas de aprendiz de trabalhador para adolescentes de realidades mais vulneráveis. Entretanto, são dois programas que exigem melhor atenção e investimento para que possam crescer e gerar jovens mais envolvidos com a cidade e melhor qualificados.

Por fim, algumas parcerias, para além do governo federal e estadual, são firmadas pela Secretaria de Assistência Social de Cataguases. Elas são feitas com a APAE, a Associação de Catadores de Material Reciclado e também com a Secretaria de Agricultura, para a agricultura familiar.

Necessidades apontadas na pesquisa
  • Profissionais qualificados nos serviços de assistência social.
  • Execução dos recursos recebidos pelo Governo Federal.
  • Gestão participativa, por meio de conselhos e fóruns.
  • Estratégias de compartilhamento de informação e responsabilidades individuais e institucionais com os representantes de associação de moradores.

    Para acessar o material sobre Assistência Social, clique aqui.

    E se quiser conhecer o material completo da Fundação Dom Cabral, acesse aqui.